A atual situação do país tem abalado fortemente o mercado de trabalho, gerando uma taxa de desemprego de 12,2% no Brasil, cerca de 12,7 milhões de pessoas, segundo apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em fevereiro deste ano. Consequentemente, aumentou a busca por emprego, enquanto o número de vagas tem diminuído significativamente.
A competitividade está acirrada por entre os candidatos que buscam uma recolocação no mercado, e as empresas exigem cada vez mais requisitos para aumentar seus números de colaboradores com assertividade.
E como se destacar para as empresas em meio a tantas pessoas com o mesmo objetivo?
Separamos algumas dicas para ajudar a encarar essa competição e chamar a atenção dos recrutadores, confira:
1. Se demonstre disponível para novas oportunidades
Não tenha vergonha de dizer que está desempregado para sua rede de contatos, quanto mais pessoas souberem, mais pessoas poderão te ajudar a encontrar uma nova vaga.
2. Mantenha seu currículo sempre atualizado
Atualize sempre as informações do seu currículo, estruture-o de forma objetiva e clara, com informações relevantes para a sua área;
3. Foque na sua busca
Enviar o mesmo currículo para várias vagas pode acabar se tornando uma perca de tempo, pois você pode não atender os requisitos da vaga. Otimize seu tempo buscando vagas adequadas para o seu perfil.
4. Não minta!
Mentiras são muito comuns em entrevistas de emprego, e os recrutadores estão acostumados a situações como essas e conseguem perceber quando você está mentindo ou falando a verdade. A segredo é ser natural, a entrevista não deve ser encarada como um martírio, trata-se apenas de uma conversa para conhecer melhor sua personalidade, não deixe que o nervosismo te atrapalhe.
5. Domínio na fala
O nervosismo comumente atrapalha na hora de se apresentar e falar de si mesmo, o que não deve acontecer é não saber como falar. Treine sua apresentação pessoal em casa, elenque seus pontos fortes e pontos fracos de forma positiva e que favoreça suas qualidades.
6. A primeira impressão é a que fica!
Em uma entrevista de emprego, a conversa não é o único ponto avaliado. Apresentar-se com roupas adequadas está além de estética, trata-se do seu interesse com a vaga e respeito com o recrutador, ser pontual, ter postura, educação e simpatia com todos presentes no momento. Além disso, a boa imagem já começa a ser construída ao longo de todo o processo de seleção, desde o envio do currículo, então tenha atenção e cuidado com escritas nos e-mails.
7.Cuidado com o seu endereço de e-mail
O endereço do seu e-mail também é analisado pelos recrutadores, e pode ser um item classificatório para uma vaga. Evite colocar gírias, apelidos ou qualquer palavra cotidiana, use o seu nome e sobrenome, inclua números e/ou caracteres especiais se for preciso. Além de manter a formalidade, reforça o seu nome para a empresa.
Tomar estes cuidados, demonstra o seu interesse e respeito para a vaga e empresa, te deixando com um aspecto mais maduro e profissional.